Avisos e Novidades

Do hiato a Homus Sapiens

Ah, o mundo dos blogs… Lá pelos idos de 2001 eu procurava uma forma de organizar meus pensamentos, com a possibilidade de compartilhá-los também, quando desejasse. Um programinha de notas em hierarquia foi excelente em um primeiro momento, mas quando em 2002 eu ouvi a estranha palavrinha “blog” pela primeira vez, os anjos cantaram em harmonia. Eu sabia que pertencia a esse novo mundo.

E ele era, de fato, novo. Todo mundo ainda engatinhando nessa descoberta, alguns no Blogger e, os mais inclinados a tecnologia, começando a explorar algo chamado Movable Type, um gerenciador de conteúdo novinho em folha que abria muitas possibilidades interessantes. E eu pertencia mesmo a essa tribo, porque escritora eu acho que já nasci, produção de conteúdo eu já fazia e tecnologia de informação era a indústria em que minha carreira se desenvolvia, pós formação em Propaganda e Marketing.

Criei blogs em português e em inglês, alternando entre eles conforme o assunto sobre o qual queria escrever. E aí, apareceu um outro nome nesse mundo: WordPress. O WordPress foi uma das mais significativas contribuições e revoluções no mundo dos blogs, mas não bastava saber escrever em blogs para usá-lo. Hospedagem, instalação, configuração, plugins… Tinha que saber, ou aprender a fazer todas essas coisas. Já muito familiarizada com tudo isso, abracei o WordPress sem nem pensar duas vezes. Mas se você quisesse usar o WordPress com um design personalizado para o seu blog, este era um desafio a mais: saber fazer o design e o código por detrás dele.

Sempre fui uma pessoa com pluralidade de interesses, como vai ficar bem claro neste blog, e como essa já era minha área, essas etapas não foram empecilhos. Mas para agilizar o processo, coloquei meu foco em design e comecei a trabalhar com um programador de outro país, que dominava a parte de programação, mas precisava de alguém que criasse a parte gráfica. Parceria daquelas que se encaixam, começamos a desenvolver temas juntos. Foi então que, em 2003, houve um concurso mundial de temas para WordPress e um dos nossos temas, Connections, foi o premiado. Momento surreal da minha carreira de blogueira. De repente, não mais que de repente, meu pequeno blog em inglês explodiu em visitações e eu recebia mais emails do que me era possível ler e mais encomendas de design que era humanamente possível de produzir.

Enquanto isso, o WordPress lançou o WordPress.com, para quem queria usar a instalação já pronta. O concurso de temas acabou servindo para povoar o sistema com opções de designs e, logicamente, meu tema foi parar lá também. A quantidade de back links gerados pela somatória de pessoas usando o Connections dentro e fora do WordPress.com, colocou meu pequeno bloguinho no mapa e aqueles foram tempos de vacas gordas, em que eu passei de alguém que gostava de escrever em blogs para blogueira profissional – uma precursora de “digital influencer”, pra quem não viveu essa época.

Em paralelo, um outro projeto que eu havia lançado, 101 Coisas em 1001 Dias, também tomou corpo. E continuava a escrever no blog Sinestesia, onde a temática era mais eclética e livre. Com todos esses projetos em andamento, acabei indo parar em matéria da Época Negócios e outras publicações menores. Comecei a escrever para o Meio Bit e a participar de eventos da área. Tudo indo de vento em popa.

Foi neste ponto que a vida caminhou em outra direção. Vamos pular essa parte da história sem muitas explicações, mas pouco a pouco fui me afastando dessas construções e conquistas, embora todos os sites continuassem no ar. Quando meu filho nasceu, em 2013, as demandas da maternidade e a decisão que tomei de me dedicar inteiramente a isso, acabou colocando um fim definitivo em todos os projetos que já não se alinhavam mais com a minha realidade. E, vivendo a maternidade, eu entrei em hiato de blogs, sem muito saber se algum dia voltaria.

Através da maternidade, desenvolvi um intenso interesse por nutrição – especificamente nutrição infantil. E comecei a estudar. Primeiro, informalmente. Depois, sentindo o desejo de entrar para a área de alguma maneira e a necessidade de alguma formação que formalizasse o conhecimento, tirei pelo Dr. Sears Wellness Institute dupla certificação para Coach de Saúde.

Todos estes estudos sobre nutrição, somados a uma ideologia que carregava desde a infância, me levaram a iniciar uma migração para o veganismo, que hoje, posso dizer, está quase completa.

Venho ensaiando um retorno aos blogs há quase um ano. Entre a maternidade, o veganismo e o amadurecimento que se deu na minha forma de ver o mundo durante esse hiato, comecei a sentir que as coisas que eu queria compartilhar e discutir não tinham mais uma via de vazão. Mas, entre a logística corrida da vida e prioridades diversas, além de não saber muito que nome dar a um novo blog, isso foi sendo adiado.

Eis que na semana do dia 14 de Março, antes de qualquer determinação do governo, eu e meu filho entramos voluntariamente em isolamento social por causa do Corona Vírus. A circunstância de me ver fechada em casa com ele criou possibilidade de sentar para escrever de novo. Mas, mais que a possibilidade, senti também a necessidade de voltar a ter um papel mais ativo na minha comunicação online com as pessoas, em um momento em que teremos isolamento social generalizado e a necessidade de trocar experiências e compartilhar idéias e soluções, expressar opiniões. Especialmente nós, mães, que estaremos com filhos em casa, fora da rotina normal de vida e precisando criar equilibrio entre as emoções, as demandas de ordem prática e as atividades com eles. O grande catalisador da criação rápida deste blog foi um texto que escrevi sobre a relação entre o veganismo e o corona vírus (que você pode ler aqui). Queria compartilhar pelo WhatsApp, mas também incluir um link para um canal de comunicação meu para dar continuidade às opiniões que queria expressar. E aqui estamos.

Eu, ex blogueira profissional, designer, mãe, coach de saúde, quase vegana, escritora, produtora de conteúdo. Pluralidade de papéis e conhecimentos, buscando aqui uma postura social mais proativa. Se você me lia antes e gostava, acompanhe e me siga também no Instagram: @HomusSapiens e no Twitter: @HomusSapiens

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *