Coaching de Saúde

Coaching de Saúde

A modalidade de coaching de saúde, assim como coaching em qualquer área, é um instrumento de acompanhamento periódico que visa atingir objetivos específicos. Ela se soma ao leque de profissionais de saúde de forma complementar, cada um dentro da sua competência. O coach de saúde não é um nutricionista – embora precise ter conhecimentos mais aprofundados sobre nutrição para poder informar sobre escolhas alimentares, a atuação dele é mais holística, mais próxima do paciente e também de ordem mais prática.

Essa modalidade atua junto a adultos, famílias, idosos, gestantes e crianças, em atendimento individual e familiar. Mas também trabalha no formato de grupos, seminários e workshops, em atividades comunitárias, escolares e empresariais. Aqui, vamos falar especificamente sobre os atendimentos individuais e familiares.

Entenda onde essa modalidade se encaixa nos cuidados com a sua saúde:

Médico:

Faz as consultas clínicas, pede exames preventivos e pontuais para condições e queixas específicas, prescreve tratamentos, medicamentos e dosagens e lhe diz o que você precisa fazer para evitar problemas de saúde, ou curar ou aliviar condições presentes. Salvas exceções e intervenções mais urgentes, você verá o médico novamente somente na consulta seguinte, para verificação de resultados de tratamento ou como consulta de rotina.

Nutricionista:

A pessoa com conhecimento aprofundado sobre nutrição, que trabalha em complemento ao médico, orientando tipos de alimentação específicos para funcionar em sinergia com os tratamentos prescritos ou para lhe ajudar a atingir objetivos pontuais, como reeducação alimentar, redução de colesterol, perda de peso, etc. Pode prescrever suplementos, desde que alinhados com a análise do médico. Monta cardápios detalhados, dizendo a você o que comer e quando. A frequência mais comum de acompanhamentos com nutricionistas é de uma vez por mês.

Coach de Saúde

Reúne todas as informações e recomendações passadas por estes dois profissionais e lhe ajuda a colocá-las em prática. Na ausência de recomendações médicas ou nutricionais específicas, o coach de saúde ajuda a catalisar objetivos de saúde definidos pelo paciente, tais como reeducação alimentar, perda de peso, construção de hábitos, reestruturação da alimentação infantil, mudanças de estilo de vida ou estilo alimentar.

Na formação de certificação de coach de saúde, este profissional aprende a ter uma visão mais holística do paciente, entendendo que sabermos o que deve ser feito, nem sempre é suficiente para se colocar a informação teórica em prática. Assim, este profissional:

  • faz uma avaliação completa do seu estilo de vida: analisa todos os aspectos que possam interferir com a sua habilidade em seguir as orientações passadas por médicos e/ou nutricionistas, busca compreender sua rotina, suas limitações circunstanciais (de tempo, espaço, etc), olha para o seu nível de atividade física, stress, ansiedade, energia, a qualidade do seu sono, etc. Essa análise detalhada dá ao coach de saúde um panorama claro de como as peças individuais do seu mecanismo se encaixam e se inter relacionam e trabalha para alinhar estas peças de forma sincronística para que seus resultados sejam alcançados, sejam eles orientações médicas e/ou nutricionais, ou objetivos que o paciente pré definiu.
  • desenvolve uma estratégia que se adeque a você, individualmente, e ao seu estilo de vida, suas expectativas, objetivos, preferências e disponibilidade. Propõe ferramentas e soluções para que você consiga colocar em prática os passos necessários para alcançar suas metas dentro do espaço de tempo estimado e lhe acompanha em espaços de tempo mais curtos, fazendo a ponte entre as consultas com os outros dois profissionais. Em outras palavras, médicos e nutricionistas te dizem O QUE fazer. O coach de saúde te auxilia em COMO fazer e te acompanha durante o processo.
  • trabalha com você para desenvolver suas potencialidades e auto confiança através de conhecimento e exercício de tomada de decisão bem informada.
  • ajuda a fortalecer sua seu conhecimento e capacidade de tomar decisões autônomas sobre a sua saúde e a saúde da sua família.

O que o coach de saúde não faz:

Um bom coach de saúde tem muito claras as arestas entre o seu escopo de trabalho e os dos demais profissionais que lhe atendem. Assim, a prescrição de medicamentos, suplementos, tratamentos, pedidos e análise de exames, elaboração de cardápios ou planos de exercício, são todas atividades de responsabilidade de outros profissionais da área da saúde. Frequentemente, um bom coach de saúde pode até ter conhecimento suficiente para montar cardápios, compreender resultados de exames e até mesmo indicar suplementos. Mas dentro do seu escopo de trabalho, salvas formações técnicas adicionais, isso é vedado, para não se incorrer em risco de interferências em condições médicas pré existentes ou em tratamentos em andamento – essa avaliação, só o médico pode fazer.

O bom coach de saúde também não lhe diz que estilo de alimentação você deveria adotar – orienta sobre as opções mais saudáveis dentro do estilo que você adota ou para o qual deseja migrar. Dito isso, se você já busca uma migração para a alimentação vegetariana ou vegana, está no lugar certo: já no caminho do veganismo há 3 anos na minha vida pessoal, a oportunidade de ajudar famílias que queiram fazer essa transição de maneira saudável, segura, nutritiva, diversa e saborosa, é o ápice do meu entusiasmo na área.

O bom coach de saúde também não faz julgamentos ou imposições de estilo de vida – ao invés disso, ajuda a identificar os problemas e objetivos junto com o paciente, de acordo com a expectativa e desejos específicos dele.

Se não trata nem prescreve, então por que eu precisaria de um coach de saúde?

O seu médico de rotina, por mais dedicado e competente que seja, tem um papel pontual de alta responsabilidade, mas o acompanhamento é mais intervalado – o que restringe a abrangência dele de acesso a informações mais pertinentes ao seu dia-a-dia, seus hábitos rotineiros e alimentares, suas dificuldades e limitações de ordem prática e emocional – em resumo, ao detalhamento do seu contexto de vida. Ao prescrever tratamentos e medicações, ao fazer recomendações de estilo de vida, o médico cumpre seu papel de tentativa de cura e alívio de sintomas, mas não lhe acompanha no processo de prática dessas recomendações – cabe a você encontrar formas de se exercitar, de se alimentar de forma correta, de cortar alimentos que não deve comer, de lidar com efeitos colaterais e como eles afetam sua capacidade de funcionar no dia a dia, etc.

Quantas vezes saímos de consultórios médicos com total clareza sobre o que precisa ser feito, mas nos perguntando “como vou fazer isso? Que refeições posso fazer que não levem óleos ou laticínios, como vou me exercitar enquanto trabalho, cuido da casa e dos filhos, como vou cortar completamente o açúcar, etc, etc, etc…”?

Nessa hora, o papel do coach de saúde entra em foco para ajudá-lo a encontrar alternativas e soluções individualizadas, a gerenciar o stress, a construir uma estratégia de ação e ajudá-lo a manter-se nela. No âmbito alimentar, o coach de saúde pode apresentar opções de refeições adequadas e alinhadas com a recomendação médica, trazer informações que ampliem ou modifiquem paradigmas que te limitem, fortalecer a sua autonomia, oferecer recursos de apoio benéficos à sua caminhada.

Do ponto de vista preventivo, o coach de saúde (que te acompanha mais de perto), pode também ajudá-lo a identificar aspectos de estilo de vida que possam levar a condições de saúde que podem ser evitadas. Com estas informações, junto com seu médico, você terá melhores chances de prevenir enfermidades futuras.

O coach de saúde não foca exclusivamente em alimentação e nutrição. Tem uma abordagem holística que busca integrar elementos inter relacionados do estilo de vida como um todo.

Por que contratar um coach de saúde?

Minha Especialiade:

Eu tirei dupla certificação para Coach de Saúde pelo Dr. Sears Wellness Institute. A primeira, para atender famílias, adultos e crianças e a segunda para atender gestantes. Minha opção por este programa se deu não só pela credibilidade e reconhecimento do instituto por organizações de peso (como a “Academy of Nutrition and Dietetics”), mas também pela característica de ser liderada por um pediatra ícone na sua especialidade, (Dr. Bill Sears). Foi a escolha lógica, porque o meu foco já era trabalhar com alimentação infantil e gestacional.

Minha busca pela imersão nessa área foi motivada pelo nascimento do meu filho, quando meu interesse pré existente por nutrição entrou em foco. Eu queria construir os hábitos alimentares dele, desde cedo, sobre preceitos de saúde, prevenção de doenças e desenvolvimento otimizado. Estudei nutrição informalmente por aproximadamente 4 anos, quando senti a necessidade de estruturar e formalizar o conhecimento. Porque passou a não bastar dar uma alimentação saudável ao meu filho. Quanto mais eu aprendia, mais eu notava o quanto a desinformação (e as mensagens contraditórias que recebemos por vários canais) deixava outras mães confusas, ou simplesmente alheias aos malefícios da alimentação adotada pela família.

Mudança de hábitos é algo muito complexo. Definitivamente possível na idade adulta, pressupondo desejo e comprometimento. Mas com crianças, temos uma oportunidade única de construir hábitos de vida e alimentação saudáveis logo de início, que não precisarão de muitos ajustes na idade adulta. É um dos maiores presentes que podemos dar aos nossos filhos e a todas as crianças: hábitos que constróem boa saúde. Então, na intenção de participar na construção de uma geração que se desenvolve melhor, que tem qualidade de vida na idade adulta e envelhece com saúde, busquei conhecimentos específicos sobre alimentação infantil, incluindo a prática do vegetarianismo estrito. Indo além, ao atender gestantes ou mulheres que planejam engravidar, começamos do ponto ideal a fomentar estes hábitos, que beneficiam a mãe, o bebê e a família.

Assim, hoje meu foco principal é em estilo de vida e alimentação infantil, programação metabólica (mais aqui) e saúde gestacional, embora atenda indivíduos em qualquer idade. Ofereço atendimentos individuais e a famílias, palestras, workshops e programas educativos para escolas. Também foco do meu trabalho é o atendimento a pessoas e famílias interessadas na transição para dietas veganas.

Perguntas e Respostas:

Isso depende de alguns fatores, tais como o espaço de tempo que você determina para atingir seu objetivo e com qual velocidade está disposto a investir seus esforços, sua disponibilidade financeira e de tempo, as necessidades específicas do seu caso. Idealmente, o atendimento é semanal ou quinzenal, para que o acompanhamento seja feito mais próximo ao cliente, facilitando a avaliação de resultados de metas de curto prazo e definição de ajustes quando necessários. Mas isso é definido na entrevista inicial, em função de prazos estabelecidos para os seus resultados, desde que viáveis. Por exemplo: processos de perda de peso requerem espaços de tempo maiores do que ajustes de alimentaçãoa para redução de colesterol. Transformação de hábitos demanda mais tempo do que adaptação ao corte de açúcar refinado da dieta. Você e seu coach montam essa estratégia juntos.

Isso também varia muito de profissional para profissional, assim como acontece com outras categorias de saúde física e mental, ou outros profissionais liberais. O coaching de saúde ainda não é formalmente regulamentado no Brasil, assim, não há tetos pré definidos. Mas, como o coach de saúde é contratado para objetivos específicos, com definições de metas e de tempo claras, em geral fecha-se um pacote de consultas a serem distribuídas no espaço de tempo acordado, com a possibilidade de extensão de ambos, caso o cliente expresse o desejo. Como exemplo ilustrativo, podemos considerar que, se um coach cobra R$ 130,00 por consulta avulsa e você o contrata por um período de 4 meses com consultas semanais, o valor individual da consulta no pacote fechado pode ter um desconto de 10%, por exemplo, o que significa que, mensalmente, seu investimento seria de R$ 468,00 – e as formas e periodicidade de pagamento também são definidas entre cliente e coach. Os valores individuais e de pacotes variam de coach para coach.

Depende muito das suas necessidades e objetivos. O coach de saúde não trata só do aspecto de alimentação, mas de estilo de vida como um todo. Mas se os seus objetivos são só alimentares e se a dieta prescrita pelo nutricionista você consegue cumprir, neste caso o coach de saúde pode não ser necessário. Mas se, juntamente com mudanças alimentares você também quer abordar outras áreas e hábitos relacionados à sua saúde, ou se tem dificuldades em seguir a orientação da nutricionista, o coach de saúde é uma boa opção para você.

Essa resposta pode ser sim ou não. Depende da sua necessidade em relação ao que o escopo de trabalho de cada área cobre. Estes profissionais fazem coisas diferentes. Se a sua necessidade depende de prescrição de dietas específicas, isso é do escopo de trabalho do nutricionista ou nutrólogo. No entanto, se você não precisa de prescrições alimentares específicas, mas deseja fazer uma reeducação alimentar, o coach de saúde ensina os fundamentos da boa alimentação, constrói um planejamento personalizado detalhando etapas para você seguir, sugere opções de alimentos e até mesmo de receitas para serem colocadas em prática.

SIM!! Esse trabalho pode ser feito somente com os pais ou em conjunto com os filhos, dependendo da preferência de cada família. E também pode ser feito de forma coletiva em programas oferecidos a escolas, para pais e alunos. Na prática individual ou familiar, o coach de saúde irá não somente educar sobre boas práticas de alimentação, mas também oferecer estratégias de introdução alimentar para bebês e de transição para alimentos mais saudáveis para crianças com paladar já formado.

Ele trabalha de forma complementar ao ginecologista/obstetra, ajudando você a se preparar de maneira adequada para uma gravidez planejada e a manter níveis otimizados de saúde durante a gestação (planejada ou não), não só através de alimentação, mas também de outros hábitos de estilo de vida, atitude e atividade. Na minha prática eu coloco bastante foco em programação metabólica durante a gravidez, que é um bloco fundamental de construção de saúde para a vida toda do bebê que vai nascer.

Igualmente, dando continuidade à programação metabólica, que ajuda a construir o paladar infantil para alimentos saudáveis e propicia construções fundamentais de saúde e desenvolvimento otimizado. O coach de saúde propõe estratégias de introdução de sólidos, de acordo com as recomendações pediátricas e estilo alimentar da família, com sugestões de papinhas e refeições para você escolher e oferecer variedade alimentar ao bebê. Também auxilia em aspectos práticos da introdução de sólidos, como escolha, preparo, conservação e armazenamento de alimentos, propõe métodos que facilitem a aceitação de cada alimento introduzido, etc.

Cada coach tem seu método, mas em linhas gerais, pode-se esperar algo como esta sequência: a primeira consulta serve ao propósito de explicar ao paciente o papel do coach de saúde e a colher informações abrangentes sobre o seus objetivos e estilo de vida. É feita uma entrevista amplamente detalhada, que pode acontecer através de conversa ou preenchimento de formulários com perguntas e respostas. Acertado o entendimento entre as partes, o cliente assina o contrato de prestação de serviço. Na consulta seguinte (ou entre a primeira e segunda consultas), o coach de saúde poderá lhe entregar um planejamento de etapas para que ambos tenham claro como o trabalho será feito. E inicia-se a orientação dos primeiros passos. Entre uma consulta e outra, o paciente munido de informações suficientes, executa os passos propostos, podendo contar com suporte por email ou WhatsApp, caso necessário, se isso foi pré definido na definição do relacionamento entre coach e paciente. Na consulta que se segue, o coach faz junto com você uma avaliação de como foi o período daquela etapa e orienta sobre ajustes que se façam necessários ou prossegue com o passo seguinte. E assim sucessivamente, até que seus objetivos sejam alcançados.

Isso é uma combinação entre a escolha de um bom profissional e o seu nível de comprometimento. O coach de saúde é um facilitador, com conhecimentos específicos e capacidade de orientação e suporte. Mas sem o envolvimento pró ativo do paciente, o coach não faz milagres. Esse é um relacionamento análogo ao do paciente com um terapeuta/psicólogo, nutricionista, preparador físico e o próprio médico. Se o indivíduo não faz a sua parte, o avanço fica comprometido. Procure sempre um profissional comprovadamente certificado, ou seja, alguém com formação reconhecida, que precisou provar seus conhecimentos e habilidades para exercer a profissão. Como a área de coach de saúde ainda não é formalmente regulamentada no Brasil e, portanto, não há registros oficiais que possam verificar a formação técnica do profissional, qualquer pessoa sem formação específica pode se auto denominar coach de saúde. É arriscado contratar um profissional que não tenha como provar sua certificação. Eu tirei minhas certificações pelo Dr. Sears Wellness Institute, para atender adultos, famílias, crianças e gestantes. A manutenção da certificação tem que ser feita anualmente e coaches certificados por esse instituto têm acesso a educação continuada para atualizações através de seminários, aulas, materiais diversos e suporte no exercício da profissão.

Não necessariamente. Atualmente, em função da necessidade de isolamento social por causa do corona vírus, utilizo a modalidade de atendimento online. Fora do isolamento social, as consultas presenciais se restringem à minha área geográfica e demais pacientes, de qualquer estado ou país, podem ser atendidos à distância. Na minha prática, ofereço também atendimento bilíngue (inglês).

Consultas:

Durante a quarentena, as consultas estão disponíveis exclusivamente por teleatendimento (por câmera) através de WhatsApp ou Skype. Preencha o formulário abaixo para fazer o pré cadastro sem compromisso – não é um agendamento. Retornarei seu contato para responder suas dúvidas e, posteriormente, marcar sua primeira consulta. Suas informações pessoais não são compartilhadas e servem exclusivamente ao propósito de pré cadastro, caso você se interesse pela contratação do coaching.

Compartilhe