Sobre este site

Homus Sapiens

Um jogo de palavras com a expressão “homo sapiens”:

Espécie de hominídeo, da família dos primatas, da qual faz parte o homem moderno e seus ancestrais; homo rationalis. Designação da raça humana, do homem moderno dotado de inteligência

Homus:

Alimento típico da cultura árabe feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido, taíne, azeite, suco de limão, sal e alho.

Versão curta: Homus Sapiens – escrito por uma mulher, humana, mãe, quase vegana, escritora e coach de saúde, que pensa e compartilha perspectivas da maternidade e de opções de vida mais éticas e sustentáveis, em prol do bem estar individual e coletivo.

Versão longa:

Sou coach de saúde, duplamente certificada pelo Dr. Sears Wellness Institute. Apta a atender adultos, crianças e gestantes, a saúde infantil através de alimentação e prevenção é minha área de foco.

Antes da minha certificação como coach de saúde, passei grande parte da minha vida profissional em produção e edição de conteúdo para internet e mídias impressas e criação e gerenciamento de projetos online. Este não é meu primeiro blog, alguns de vocês talvez me conheçam do blog Sinestesia, do projeto 101 Coisas em 1001 Dias, Chinchila Online, do tema Connections para WordPress e das minhas participações no Meio Bit.

Estou voltando ao mundo dos blogs depois de um longo hiato, durante o qual me tornei mãe e optei por uma postura de dedicação exclusiva a isso.

Uma das grandes mudanças do meu período de hiato foi a transição para o veganismo que está, atualmente, em andamento. Do ponto de vista exclusivamente alimentar, raríssimas (e circunstanciais) são as exceções para laticínios – no meu dia a dia normal, sigo uma dieta vegetariana estrita e com altíssimo percentual de alimentos integrais in natura, que em grande parte exclui ultraprocessados, refinados e industrializados em geral. Com meu filho, fiz uma programação metabólica desde a introdução de sólidos aos 6 meses, para fomentar hábitos preventivos e construir paladar para alimentos saudáveis. Ele não toma refrigerantes nem sucos industrializados, não come frituras, nunca comeu embutidos, não consome açúcar refinado nem alimentos ultra processados. Falaremos bastante sobre isso aqui.

Este é o espaço de expressão da minha pluralidade de papéis e interesses. Assim, os assuntos são diversos – maternidade, veganismo, vegetarianismo, nutrição e estilo de vida saudável, bullet journal, filosofia, sustentabilidade. Homus Sapiens é o resultado de uma construção cumulativa de vivências e conhecimentos adquiridos, opiniões e percepções que amadurecem comigo.

O jogo de palavras com o termo “homo sapiens” reflete posturas de vida que passei a adotar e amadureceram para o status de valores que, além de vivenciar na prática, eu quero expandir através dessa interface com leitores. Estes valores referem-se a como as nossas posturas individuais ecoam também no coletivo, na educação e formação das gerações pelas quais somos responsáveis – e como decisões pessoais esbarram na nossa responsabilidade social. Homo sapiens somos todos. Mas dada a capacidade cognitiva para pensamentos complexos que nos define como espécie, que grande desperdício de existência e propósito acontece quando só a utilizamos em benefício próprio, sem a inclusão dos meios nos quais estamos inseridos. “Homus”, evidentemente, faz alusão a um tipo de prato muito consumido por veganos e vegetarianos, como excelente fonte alternativa de proteína, em substituição à proteína animal que eliminamos da dieta. E, portanto, faz alusão ao princípio básico de empatia que norteia a filosofia vegana e à nossa humanidade dentro da ótica de opções de vida éticas e sustentáveis, responsabilidades individuais dentro de contextos coletivos. À proatividade na infindável busca da excelência na formação de nossos mini homo sapiens, que herdam o mundo que deixamos através das nossas escolhas, aprendem valores morais através dos nossos exemplos e posturas e dependem do nosso senso de responsabilidade e empatia para se desenvolverem aptos a prosperar.

Se gostar do que encontrar aqui, me siga também por lá:

You might be an artist who would like to introduce yourself and your work here or maybe you’re a business with a mission to describe.

Compartilhe